domingo, 16 de janeiro de 2011

O alecrim e o bendito java-porco!!

 

alecrim

 

 

 

 

Erva aromática com odor agradável e forte. Muito utilizada na região do mediterrâneo, é ingrediente indispensável em assados à base de carne, pães e massas. Faz um casamento perfeito com azeite de oliva e alho.

 

 

Pode ser encontrado fresco ou seco, dependendo da época do ano. Se utilizar ervas secas, lembre-se que os sabores e aromas são mais concentrados, e portanto, reduza um pouco a quantidade.

 

 

Fonte: Livro Dona Benta 

 

 

Devo confessar que adooooooro temperos. Impossível ir ao mercado sem voltar com um punhadinho deles. Há algum tempo eu havia comprado uns pacotinhos de alecrim e deixado na despensa de casa. Não sabia bem no que usar até que chegou o natal. Meu pai ganhou de um amigo um tal de java-porco, a mistura do javali com o porco, que eu teria que assar no lugar da tradicional leitoa. Falei com um grande  amigo que faz gastronomia, pesquisei na internet e resolvi juntando um tiquinho daqui e outro dalí fazer uma mistureba para temperar o tal do java-porco. O tempero foi assim:

 

Pra 15kg de java-porco

 

Ingredientes:

* 1 garrafa de vinho branco

* 1 litro de azeite

* 3 cabeça de alho

* 5 pimentas de cheiro (verde)

* 4 colheres de sopa de pimenta do reino

* sumo de 15 limões

*2 cebolas grandes

* 10 folhas de louro

* 100 g (1 pacotinho) de alecrim

* 2 noz-moscadas raladas

* sal o quanto julgar necessário

 

Preparo:

 

Coloque tudo no liquidificador exceto o vinho branco e bata até virar uma papa. Se necessário acrescente um pouco de água.

 

Com uma faca bem afiada faça diversos furos no porco. Liberte seu instinto assassino e  perfure muuuuuuuito mesmo não deixando nenhum pedaço sem perfuração.

 

Em um recipiente grande acomode seu porco e despeje o tempero. Coloque a “mão massa” espalhando o tempero por todas as parte. Deixe marinando por uma noite ou até 1 dia (Eu deixei por cerca de 16 horas)!!

 

No dia seguinte vire o porco de lado e acrescente o vinho tinto. Deixe marinar por mais um tempo.

 

Todo mundo me dizia que era 1kg por hora para assar, mas não ia deixar o porco 15 horas no forno…. Entããão eu coloquei em uma forma grande, envolvida por papel alumínio no forno no máximo e em cerca de 4 horas o java-porco estava-pronto!!!

 

O que eu não pude fazer mas indico:

reserve o tempero usado e de hora em hora verifique o  assado e vá colocando pequenas quantidades do tempero por cima da carne.

 

 

O bendito java-porco fez sucesso!! A carne tem  gosto de porco, só senti diferença na pele dele que por nada no mundo ficou pururuca!!!

 

Recebi diversos elogios, “encomenda” para o ano novo e perguntas a respeito do ingrediente secreto do tempero do porco e claro que a minha resposta era “é o alecrim!!! O segredo é tal do alecrim!!!” hehehe!!!

 

Hoje vou ficar devendo a foto pois está no outro computador, mas amanhã eu posto a para vocês verem a cara que ficou o bendito java-porco!!!

 

Tenham um ótimo domingo!!

 

=D

6 comentários:

  1. Olá Lorena,
    Vim agradecer a visita e conhecer seu blog que por sinal está recheado de delícias,né?!
    Logo de cara, encontro a receita desse javaporco e ela me deu a idéia de como fazer o que está congelado aqui e que foi presente de um amigo.
    Já estou te seguindo e também participando do 1º sorteio do blog, volte sempre na biroskinha, ok?!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Lorena,
    Nunca ouvi falar desse tal java-porco.....
    vou ficar esperando ansiosamente pelas fotos..kkkk
    agora, quanto ao alecrim, eu adoro e uso bastante, mas meus filhos as vezes reclamam, quando encontra um que espetam sua boca..kkkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lorena, não conheço o java-porco, agora o alecrim sim, tenho um vaso dessa erva no meu quintal para ir consumindo, simplesmento adoro!
    Beijocas e bom Domingo.

    ResponderExcluir
  4. Não pode fazer pq uma certa senhorinha (muiitooooooo simpática por sinal)... jogou a mistura de temperos fora.. hehehehheheh

    Não comi o bendito java-porco... mas q estava com uma cara ótima... ele estava!! hehehehe

    www.makeupdebombom.blogspot.com

    bjinhos...

    ResponderExcluir
  5. Olá Lorena vim agradecer a visita e dizer que seu cantinho é um mimo. fico esperando a foto desse tão afamado java-porco...
    bjs boa semana

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desse tempero... agora vamos esperar o porquinho....
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir